Portfólio

Não só você escreve bem, mas como também verifica os seus factos!

Mateus Nicolau de Almeida
Enólogo, Muxagat Vinhos Lda.

Projectos

Para saber mais sobre os meus projectos leia abaixo e siga as hiper-ligações para visitar os sites ou exemplos da minha escrita.

Quinta do Vale Meao logoFrancisco Javier de Olazabal escreveu a história da Quinta do Vale Meão que lhe foi passada pela sua trisavó Dona Antónia Adelaide Ferreira. Desde 1999, com o seu filho Francisco como enólogo, os vinhos da Quinta do Vale Meão são entre os mais bem conceituados vinhos do Douro e de Portugal. O livro do Senhor Olazabal foi publicado em 2015 com texto bilingue, para quem eu escrevi o texto em Inglês.  Pode ler um excerto do livro Quinta do Vale Meão (PDF download 16MB) e olha a foto deslumbrante na capa do livro Quinta do Vale Meão (PDF download 6 MB).

Miles Away é uma empresa de turismo onde as jornadas à região do Douro são feitas à medida, focada em mostrar o melhor dos vales do Douro e do Côa a grupos pequenos. O site é lindamente desenhado e apresentado, e estou muito orgulhosa de ter sido pedida para fazer a tradução para Inglês para este projecto de turismo maravilhoso e único. Visite a versão inglesa do site Miles Away.

Cantinho das AromaticasCantinho das Aromáticas é um produtor biológico de ervas aromáticas secas, que produz uma gama espantosa de condimentos e de infusões com a sua marca própria. Quando as suas infusões Lote Reserva ganharam prémios de Ouro e de Prata no Great Taste Awards em Londres, decidiram que era o momento certo para se lançarem nos mercados da Inglaterra e dos Estados Unidos. Trabalho com o Cantinho nas traduções Inglesas dos textos de materiais de marketing, das embalagens e on-line. Visite o site do Cantinho das Aromáticas e a sua linda quinta em Vila Nova de Gaia.

Douro Prime LogoDouro Prime, um produtor pequeno do vinhos excelentes do Douro DOC, precisava de um site simples e acessível em que eles podessem administrar e manter eles próprios. Criei um site em WordPress.com, escrevi traduções para Inglês do todos os seus textos, fiz um novo desenho e traduções das suas fichas técnicas, e agora estou a treinar e a ajudar um dos sócios a gerir o site. Visite o site do Douro Prime.

Fui consultora no novo design de 2014 do site For The Love Of Port de Roy Hersh, o melhor recurso on-line sobre vinho do Porto e do comércio do vinho do Porto. Contribui com artigos para o blogue com uma reportagem do Porto e do Douro sobre o ano de viticultura e visitas que efectuei aos enólogos e às quintas do Douro.

O Lycée Français International de Porto actualizava a sua brochura básica e precisava de ajuda a rever uma primeira tradução em Inglês. Escrevi a tradução final em Inglês baseada num texto em Português e outro em Francês, revi e editei o rascunho da brochura antes da sua impressão. Pode ler a brochura do Lycée Français International de Porto on-line.

GrahamslogoComeçando em Julho 2010 para Vindima 2012 renovei, escrevi e administrei o Graham’s Port Blog de Symington Family Estates. Pode ler uma selecção dos artigos por Cynthia aqui, mas escrevi muito mais sobre a identidade geral da marca; durante a minha posse escrevi mais do que 280 artigos.

  • Por volta de Outubro 2010, depois de só 3 meses, as visitas ao blogue cresceram e estabilisaram a um nível quatro vezes maior do que o número de leitores antes do novo lançamento. O número de leitores continuou a crescer de forma consistente até Outubro 2012 quando entreguei esta tarefa às minhas colegas.
  • O meu artigo The Most Beautiful 5K In The World, sobre um passeio pelas quintas da família Symington no Douro Superior, foi retratado na página inicial do WordPress e atraiu mais de 5,000 leitores em dois dias, e mais de 50 comentários e muito novos leitores e assinantes.

The Vintage Port SiteDe Dezembro 2010 para June 2013 fui responsável pela criação, conteúdo e manutenção do The Vintage Port Site da Symington Family Estates (SFE).

  • Começando no final de 2010, fui responsável pela renovação do The Vintage Port Site, trabalhando com A Transformadora (desenhadores) e Filipe Miguel Tavares (suporte técnico, agora com 4 Ventos). Escrevi todo conteúdo exceto os textos sobre viticultura, e investiguei e criei o Knowledge Base com todos os vinhos do Porto Vintage de todas as marcas da Symington desde 1945 ao presente com as notas de prova dos jornalistas de vinhos, porque o conteúdo inteiro do site antigo havia sido perdido. O lançamento em Maio de 2011 foi um grande sucesso.
  • Continuei a administrar e a escrever regularmente, incluindo um novo blogue sobre todas as marcas de SFE exceto Graham’s, e respondi pessoalmente a todas as perguntas do Ask The Expert, com o suporte da equipa SFE.
  • Em Junho 2012 lançamos uma versão para os telémoveis do Vintage Port Site – não uma aplicação para descarregar, mas uma versão que aparece automaticamente quando entra no site através de um telemóvel, que foca em pôr o Knowledge Base aos seus dados a qualquer momento em qualquer lugar.
  • Em Junho 2013 ampliei o conteúdo do Knowledge Base até 1889, perfazendo um total de 300 vinhos do Porto Vintage com 800 notas de prova dos melhores jornalistas e 122 Relatórios da Vindima dos anos de 1889 até 2011.

Escrita

Aqui estão alguns exemplos da minha escrita em estilos diferentes sobre os mais variados temas:

Escrevi uma crónica do meu trabalho a cortar uvas em Vosne Romanée em 2008  e mais uma vez em 2009. No primeiro ano foquei na minha aprendizagem (pode ler 27 September) e no segundo ano na vida da vindima e em algumas refeições espantosas que fiz com pessoas ao longo da minha jornada (por exemplo Harvest Day Three). Durante ambas as vindimas fiz uma reportagem cuidadosa sobre as condições e o progresso geral da vindima na região. Em 2009 um apaixonado do vinho de Burgonha afixou o link da minha reportagem no fórum do e-Robert Parker, do qual foi publicado aos outros sites especialistas do vinho de Burgonha. Ganhei milhares de leitores de repente, muitos dos quais continuam a ler o meu blogue.

Tornar informação técnica ou puramente factual atraente pode ser um desafio. A primeira metade do meu artigo aqui sobre Quinta de Ervamoira é um bom exemplo de como uma introducão sucinta e interessante à história e geografia do Douro pode ser uma leitura envolvente. Da mesma forma, escrevi uma introdução sucinta à geografia e à meteorologia do Douro no meu artigo Weather in the Douro, publicado no For The Love Of Port. Mais um exemplo da minha escrita divertida para explicar uma questão complicada é um artigo sobre Picking Order, publicado no Graham’s Blog. No Vintage Port Site o meu artigo sobre The Lifecycle of Vintage Port in Bottle é uma referência única que ajuda os leitores a decidirem quando beber o seu vinho do Porto.

The Oratório vineyard at Quinta da BoavistaAdoro trazer o leitor comigo quando visito as quintas para conhecer o enólogo, e desta forma ambos aprendemos mais sobre a vinificação e juntos exploramos as quintas vinhateiras. Exemplos incluem as minhas visitas a Muxagat Vinhos e Cortes de Cima aqui em Wine, Woman, Travel, e no site For The Love Of Port pode acompanhar-me a Quinta da Boavista e Morgadio da Calçada entre outros.

Comida, vinho, divertimento: Algumas refeições épicas e os vinhos que acompanharam essas mesmas estão descritas junto com discussão da harmonização de vinho e comida em A Sunday Lunch Lesson in Food Pairing e Wine Matching with Mughal Cuisine. Os meus trabalhos penosos de preparar bacalhau pela primeira vez precisaram de cinco artigos para descrever adequadamente o processo íncrivel, começando com The Great Bacalhau Experiment.

Escrevi sobre “blogging” no site One Cool Site Blogging Tips – um dos mais referidos e populares blogues sobre como escrever um blogue. Podem ler os meus artigos How a Dream Blogging Job Found Me, que descreve como os redes sociais lançaram a minha carreira de escritora, e Writing Is Not Blogging, sobre escrever para atingir resultados: aumentar o ranking do motor de busca e os seus leitores dedicados.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s